Páginas

segunda-feira, 22 de março de 2010

O QUE É ARTE?






Definir arte é algo muito complexo e relativo uma vez que a mesma gera muitas discussões a seu respeito, dentre elas a própria significação. Porém, a arte pode ser definida como uma forma de linguagem ou de expressão utilizada pelo ser humano desde épocas mais distantes até os dias atuais.
Segundo o pintor suíço Paul Klee, “a arte não imita o visível: cria o visível”.(BARSA, 2001, vol.2 p. 81). Para a história da arte, sua frase sintetiza uma das principais discussões, aquela que opõe de um lado os adeptos da imitação e de outro, os da invenção.
A significação do termo “arte” variou muito ao longo dos tempos e das civilizações. O que é arte para um povo poderá não ser para outro. Isso irá depender do fator cultural de cada região, tendo cada cultura seu próprio código de expressão e representação ligado aos costumes e valores.
Por exemplo, na pré-história expressava-se o sentido exclusivamente prático que tinham as atividades artísticas. Na antiguidade, era sinônimo de ofício ou habilidade e pouco se diferenciava da técnica, ou mesmo da ciência.
Em outras épocas como na Idade Média, no Renascimento e nos séculos seguintes a palavra “arte” serviu para designar tanto o trabalho de intenção estética como outros sem nenhuma relação com isso, como por exemplo, “artes e ofícios”, “obra de arte”.
Já no século XIX o termo arte passou a ser empregado predominantemente à criação estética e às várias “belas artes”, termo adotado neste período, restringindo-se às artes plásticas, crítica de arte, exposição de arte, etc., no século XX.
Ainda que seja um problema formar um conceito específico quanto ao fenômeno arte é indispensável a fixação de três aspectos que a caracterizam:
A arte é um produto do ato de criar, é universal, própria do ser humano ao longo da sua história e antecede a ela; corresponde direta ou indiretamente às ideologias da sociedade em que aparece.
Levando em conta esses três aspectos, pode-se afirmar num primeiro instante que toda criação artística é resultado da atividade humana, ficando, portanto claro que os fenômenos físicos e naturais não são obras de arte, ainda que na maioria das vezes sejam belos. Mas a arte não é só o belo e mesmo que fosse, quanto aos fenômenos naturais e físicos, para serem considerados belos seria necessário o testemunho do ser humano. Um entardecer na praia, por exemplo, é maravilhoso, é belo, mas não é arte. Ele se transformará em arte a partir da intervenção humana no momento que alguém o pintar, fotografar, etc.
A natureza por si só, é apenas natureza. É relacionada para alguns como se fosse obra de arte, mas não é. Ela nos conduz em um processo de inspiração criativa para que nós a transformemos em arte, seja na pintura, na fotografia, na escultura, na dança, no teatro, na música ou em qualquer que seja a forma de expressão artística.


Fragmento da monografia A Arte no Ensino Fundamental: Arte no cotidiano das escolas públicas Unidade Integrada Aldebarã e Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade em Açailândia MA


Um exemplo de que arte não é só o belo é o desenho em carvão do Artista Plástico Morais Filho intitulado “FUNDO DO POÇO” inspirado no trabalho escravo para compor o livro "Cinzas Mortas" de autoria do prof. Milton Teixeia. A realidade retratada no desenho não é bela, mas é uma obra de arte, pois partiu de um processo criativo através das sensações, emoções e idéias.





Nenhum comentário:

Postar um comentário