Páginas

Dicas

Ferramentas para o planejamento visual

Alessandra Carvalho


Planejar, desenhar, criar, esquematizar dente outras, são atividades do designer e para isto estão disponíveis no mercado inúmeras ferramentas. Para os designers os programas gráficos são fundamentais para a criação e edição.

Existe uma diversidade de programas, de todos os tipos e preços. Para o tratamento das imagens digitais o essencial são os programas gráficos, que estão divididos em três categorias: Programas de ilustração vetorial, programas de criação de animações e programas de retoques gráficos.

Os programas gráficos mais conhecidos são na sua maioria software proprietários, ou seja, para utilizar tenho que pagar licença, mas há também a alternativa de utilização de softwares do tipo open source (código aberto) que são equivalente aos pagos, disponibilizados para download na internet.

Programas de retoques de fotografias e imagens - São também denominados Paint e servem para redimensionar o tamanho das imagens, aplicarem filtros especiais, corrigir imperfeições dentre outras.

Os mais conhecidos e utilizados são: Adobe Photoshop, Paint Shop Pro, Paint (Windows),Picture Publisher, Corel PhotoPaint, Smart Draw todos softwares proprietários. Gimp Shop e Paint Net são as opções open source.

Programas de ilustração vetorial – São programas para a criação de novas imagens. Os mais utilizados são: Adobe Ilustrator, Corel Draw, FreeHand (softwares proprietários). Para quem deseja executar a mesma atividade e não quer pagar licenças pode utilizar o Ligthzone, Makagiga, Inkscape e Draw (open source).

Programas de criação de animações - São as categorias utilizadas para produzirem animações. Os mais famosos disponibilizados no mercado são: Adobe Fhash , um dos mais utilizados, 3Ds Max, 3d canvas (gratuito), DAZ Studio Gret e Web site X5.

Para a criação de cartaz a criatividade conta muito, mas é preciso estar atualizado com as novas tecnologias. O profissional dispõe de inúmeras ferramentas que tornam o processo mais rápido e produtivo e motivam a criação de cartazes. As principais ferramentas que auxiliam a criação e o planejamento gráfico de cartazes são: Publisher, Photoshop, Life Poster Maker, Ace Poster e Prestige.

A maioria dos especialistas acreditam que o designe pode contribuir muito para a educação dos alunos. Na educação a oportunidade de uso são diversas, o designe não faz uso de métodos rígidos, mas tarefas que envolvem design são pouco exploradas nas escolas convencionais. Atividades de designe estimulam o aluno a tornar-se um investigador e criador de conhecimentos, são atividades práticas, que propiciam condições de questionamentos, hipóteses, testar alternativas além de serem mais dinâmicas e motivadoras. Fica mais estimulante aprender quando temos a possibilidade de construir e tratar de assuntos que nos despertam interesse e prazer.

REFERÊNCIAS
EDUF. Os aplicativos mais usados na redação do Magaiver. Disponível em: . Acesso em: 02 maio 2009.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FONTOURA, Antônio Martiniano. EdaDe : a educação de crianças e jovens através do design ; orientadora, Alice Theresinha Cybis Pereira. -- Florianópolis : [s.n.], 2002. xx, 337 f. : il. ; 30 cm.
Disponível em: < http://www.tede.ufsc.br/teses/PEPS2470.pdf>. Acesso em: 02 de maio de 2009.
INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO (Org.). Cartazes Publicitários. Disponível em: . Acesso em: 3 maio 2009.
MEYER, Guilherme Corrêa. Design e Educação: O potencial Pedagógico de uma atividade de design na escola fundamental. Monografia(UDESC).Florianópolis, 2002. Disponível em:
MORENO, Luciano. Curso prático de Web Design, parte II. Disponível em: . Acesso em: 3 maio 2009.
WIKIPÉDIA (Org.). Adobe Photoshop. Disponível em: . Acesso em: 1 maio 2009.

2 comentários:

  1. Muito boa a apresentação.
    Disseram o necessário, de forma clara e objetiva. Parabéns pela iniciativa.
    Abraços
    Denise

    ResponderExcluir
  2. Projeto lindo! Isso é uma proposta didática contemporânea: "Este Blog, foi criado pelos alunos do Curso de Artes Visuais da UFMA Universidade Federal do Maranhão – Pólo de Imperatriz - MA, em cumprimento à proposta da construção coletiva de uma comunidade virtual no estudo da Disciplina Tecnologias Contemporâneas na Escola II sob orientação do professor formador Evaldo Magno Anchieta Pereira.". Parabéns!

    ResponderExcluir