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quinta-feira, 11 de março de 2010

LINGUAGENS ARTÍSTICAS


A arte no Brasil esteve ligada a raízes históricas nos critérios neoclássicos, impostos pela missão Francesa, e no tradicional quando a tarefa era apenas copiar ou reproduzir.Por ocasião do tecnicismo o ensino da arte foi desvalorizado, passando ao exercício artesanal que foi substituído pela experimentação de recursos materiais. Vejamos o que 1.BRITO (2003, p. 30), a esse respeito: “A arte de cada cultura revela o modo de perceber, sentir e articular significados e valores que governam os diferentes tipos de relação entre os indivíduos na sociedade.”
Ao retornar as concepções que norteiam o ensino da arte, conhecimento, trabalho e expressão é buscar entender a necessidade humana de expressão, afirmação e interação com a realidade através do trabalho artístico. Oportunizar ao aluno ler e analisar o mundo em que vive e dar respostas mais inventivas são características do novo ensino da arte.A arte desenvolve a cognição, capacidade de aprender, é no despertar e ensinar através da arte que se conduz o aluno a associar o ver com o fazer, além de contextualizar tanto a leitura quanto a prática. O que nos importa ver uma imagem e não decifrá-la, é preciso ver e atribuir significados.
Todo criança tem a necessidade de se expressar livremente. Fazê-la participar da alegria criadora, através de um clima de compreensão e de confiança, é a melhor recompensa que lhe pode dar o educador, isto se consegue com facilidade no momento que trabalhamos com a arte. A arte através de seus símbolos, dá curso ao ajustamento emocional, facilita o exercício da disciplina interior, cria condições propiciar à aprendizagem formal da escoa, porque é fator de integração e de desenvolvimento harmonioso da personalidade.
A arte em todas suas expressões é um ato de comunicação. Esta consiste numa apropriação da realidade que propõe novos modos de refletir sobre as relações sociais. Criar e ampliar, enriquecer, transforma o mundo e o homem. O indivíduo ao trabalhar com arte exerce uma ação do fazer, do olhar e do pensar. Esta possibilita que os indivíduos estabeleça, um comportamento mental que os leva a comparar coisas, a passar do estado das idéias, para o estado da comunicação, a formular conceitos e a descobrir como se comunicam esses conceitos.
Existe diversas manifestações artísticas: artes visuais, pintura, desenho, gravura, artefato, desenho industrial. No mundo contemporâneo com os avanços da tecnologia (fotografia, artes gráficas, cinema, vídeo, computação, performance), são inúmeras as manifestações que se faz necessário interpretá-las.
A dança expressão da cultura humana desde os tempos mais antigos, sempre interpretou o trabalho, as religiões e as atividades de lazer. A música esta relacionada a cultura de cada época, hoje em função do desenvolvimento tecnológico vem sofrendo modificações (discos, fitas, radio, televisão, computador, jogos eletrônicos, cinema, publicidade, são as novidades da época.
No teatro uma expressão formalizada pelos gregos como demonstração de cultura e conhecimento. Considerada a arte do homem, haja visto que ao interpretar o homem se expressa de forma completa, corpo, fala, gesto atualmente é a melhor maneira de trabalhar com a criatividade do nosso aluno.

* SANTOS, Maria Enoy Brito. Pedagoga, Especialista em Linguagem e Códigos e suas Tecnologias. E-mail: maenoy@bol.com.br.

1. BRITO, Gláucia da Silva. Inovações Metodológicas e Instrumentais para o Ensino de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola e Arte. Curitiba: IBPEX, 2003.

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