A LEITURA NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
*Maria Enoy Brito dos Santos
Na sociedade da informação, as tecnologias estão presentes em todos os setores da sociedade. As exigências de atuação dos indivíduos nessa sociedade na qual estão inseridas, aumentam e exige competências e habilidades, que ler e escrever, apenas, torna-se insuficiente.
Nesse sentido, a escola deve pensar na reformulação das práticas de ensino e na formação continuada do professor para o exercício docente, pois, a formação inicial e a teoria e prática tem seu valor e contribui para melhoria da qualidade do ensino, porem, são necessárias adaptações a era pós-modernidade.
No universo da informática, multimídia, a leitura é opção do leitor, este faz suas escolhas, onde navegar, a partir de imagens visuais, ícones, vias que para onde ir. São as diferentes leituras com as quais,crianças e jovens, convivem, e por isso, necessitam da competência e habilidade para desenvolver.
Nesse contexto de modernidade, o professor deve saber lidar com as tecnologias de leitura e com as leituras tecnológicas. O que significa possui competência para formar novos leitores no processo ensinar/aprender, despertar no aluno novos gestos de leitura dos diversos suportes, materiais, texturas, configurações textuais, entre outras, no movimento de apropriação das novas tecnologias da informação.
Ressalta-se que é necessário repensar a formação e capacitação do professor, numa visão das novas tecnologias. Implica na escolar repensar seu papel em relação ao conhecimento. Garantir a crítica da informação que circula numa releitura com o objetivo de provocar outras relações ente conhecimentos e acontecimentos. É a busca da prática do dialogo, da escuta daquilo que se deferência do que se pensa do que se acredita, do que se vive e do que fala.
*Maria Enoy Brito dos Santos
Na sociedade da informação, as tecnologias estão presentes em todos os setores da sociedade. As exigências de atuação dos indivíduos nessa sociedade na qual estão inseridas, aumentam e exige competências e habilidades, que ler e escrever, apenas, torna-se insuficiente.
Nesse sentido, a escola deve pensar na reformulação das práticas de ensino e na formação continuada do professor para o exercício docente, pois, a formação inicial e a teoria e prática tem seu valor e contribui para melhoria da qualidade do ensino, porem, são necessárias adaptações a era pós-modernidade.
No universo da informática, multimídia, a leitura é opção do leitor, este faz suas escolhas, onde navegar, a partir de imagens visuais, ícones, vias que para onde ir. São as diferentes leituras com as quais,crianças e jovens, convivem, e por isso, necessitam da competência e habilidade para desenvolver.
Nesse contexto de modernidade, o professor deve saber lidar com as tecnologias de leitura e com as leituras tecnológicas. O que significa possui competência para formar novos leitores no processo ensinar/aprender, despertar no aluno novos gestos de leitura dos diversos suportes, materiais, texturas, configurações textuais, entre outras, no movimento de apropriação das novas tecnologias da informação.
Ressalta-se que é necessário repensar a formação e capacitação do professor, numa visão das novas tecnologias. Implica na escolar repensar seu papel em relação ao conhecimento. Garantir a crítica da informação que circula numa releitura com o objetivo de provocar outras relações ente conhecimentos e acontecimentos. É a busca da prática do dialogo, da escuta daquilo que se deferência do que se pensa do que se acredita, do que se vive e do que fala.
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