Este Blog, foi criado pelos alunos do Curso de Artes Visuais da UFMA Universidade Federal do Maranhão – Pólo de Imperatriz - MA, em cumprimento à proposta da construção coletiva de uma comunidade virtual no estudo da Disciplina Tecnologias Contemporâneas na Escola II sob orientação do professor formador Evaldo Magno Anchieta Pereira.
domingo, 12 de setembro de 2010
ISMAEL NERY
Ismael Nery, Adalgisa e o artista, [1927], óleo s/tela, 78,5 x 69,8 cm.
Ismael Nery nasceu em Belém do Pará em 1900 e morreu na cidade do Rio de Janeiro em 1934. Desenhista, pintor e poeta, freqüentou a Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, foi nomeado desenhista do Patrimônio Histórico Nacional. Casou-se com a poetisa Adalgisa Nery, grande inspiradora de sua obra. Sua pintura foi muito influenciada pelos surrealistas Chagall e De Chirico. Em 1829, realiza sua primeira exposição individual em Belém (PA). Formula um sistema filosófico: o Essencialismo.
A reflexão sobre o eu, a obsessão do duplo e o questionamento da existência caracterizam sua obra plástica e poética. Suas obras não se fixavam na natureza, mas no ser humano, pintava somente seres humanos, em momentos triviais: nem angústia, nem desespero, nem perplexidade; apenas o cotidiano das pessoas. Dedicou-se mais à poesia, achando-a melhor que a pintura.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
eu achei ele um grande desenhista
ResponderExcluir